Pentagrama Vênus Retrógrada | Prática

Desde o último post, onde falei sobre a retrogradação de Vênus e o pentagrama que esse evento desenha no nosso mapa a cada ciclo de 8 anos, recebi muitas perguntas sobre como fazer o pentagrama pessoal.

Eu tinha indicado o destaque “Dicas Práticas” do Instagram do espiri.A.tual como caminho para acessar exemplos de como fazer este exercício na prática, mas percebi que colocar o passo a passo aqui vai facilitar.

Então, vamos lá. Fiz o exercício a partir do meu mapa e vou deixar aqui pra vocês.

As linhas em vermelho e azul são os aspectos do meu mapa natal, que são geradas pelo próprio site onde faço o mapa. As linhas em laranja, que formam o pentagrama, fui eu que desenhei.

Acompanhe abaixo o tutorial para poder fazer o seu. : )

– Acesse o site www.astro.com; mude a linguagem para português para ficar mais fácil.

– No menu, vá em “Horóscopos Gratuitos”, “Desenhos, Cálculos e Dados” e, enfim, “Seleção Alargada de Mapas”.

– Clique para ir para a página de inserção de dados como visitante.

– Preencha com seus dados e clique em continuar.

– Na tela que abrir, selecione “Mapa Natal e Trânsitos” no tipo de mapa.

– Na data de início, coloque 21/12/2013 e gere o mapa.

– Encontre o símbolo do planeta Vênus no lado de fora da roda; os que estão em verde. ♀

– Agora ache o intervalo de 28º a 13º no signo de Capricórnio. O 28º vai ser onde você encontrou o símbolo da Vênus, pois colocou a data de início de 21/12/2013 e nessa data foi neste grau que iniciou a retrogradação. Aí você vai contar os “risquinhos” pra trás até o 13º.

  • A partir destes graus olhe pra dentro do mapa e veja para qual casa (ou quais casas) aponta. Anote.

– Faça esse caminho de novo com todas as datas/graus abaixo.

  • 25/7/2015, dos 0º de Virgem aos 14º de Leão.
  • 4/3/2017, dos 13º de Áries aos 26º de Peixes.
  • 5/10/2018, dos 10º de Escorpião aos 25º de Libra.
  • 13/5/2020, dos 21º aos 5º de Gêmeos.
  • 19/12/2021, dos 26 º aos 11º de Capricórnio.

– Obs.: se no seu caso, você perceber que cada data pegou 2 casas, minha indicação é que se concentre na casa onde iniciou a retrogradação.

Voltando no meu exemplo. Fiz este passo a passo e fui anotando as casas, na ordem: 8, 3, 11, 6, 1 e 8. Ok. Aí peguei o desenho do último mapa gerado e tracei uma linha da casa 8 pra casa 3, depois da casa 3 pra casa 11, em seguida da casa 11 pra casa 6, depois da casa 6 pra casa 1 e, por fim, da casa 1 de volta pra casa 8. E assim formei meu pentagrama.

A partir daí, o exercício é o seguinte!

– Cruze as características dos signos onde ocorrem as retrogradações de Vênus com os significados das casas*. No meu exemplo:

  • Capricórnio / Casa 8. Energia capricorniana de realizações, concretização e pragmatismo inserida na casa das transformações.
    • Exemplos de perguntas que podem trazer um bom caminho de reflexão… Será que devo encarar meus medos com mais objetividade? Estou tendo maturidade quando se trata dos recursos compartilhados entre meu parceiro e eu? Como tenho lidado com a contradição que existe na característica capricorniana de desconforto ao que é desconhecido quando na casa 8 entramos em contato com os mistérios que existem por trás das portas que abrimos (ou não) ao longo da vida? Será que eu não abri as portas que preciso para a evolução das minhas relações?
    • Listadas algumas perguntas, volto em dezembro de 2013 (data do primeiro evento, lembram?) e faço esses questionamentos à Bruna daquela época. Anoto os insights.

– Construindo esse cruzamento para os 6 eventos que desenharam o seu pentagrama, fazendo a ponte entre os temas que estavam em pauta naqueles momentos e como você os enxerga hoje já deve clarear algumas questões.

– Tente achar as interseções entre tudo o que você analisou para encontrar o(s) ponto(s)-chave(s) dos temas vivenciados nesses últimos 8 anos e que você, através das experiências vividas nesse período, sente que a partir da consciência tomada sobre eles através do exercício, agora pode finalizar, se abrindo para o novo.

– E sabe esse novo? Você já pode ter uma ideia do que virá olhando onde acontecerão as retrogradações de Vênus nos próximos 8 anos. O caminho é o mesmo, lá no site astro.com, mas você vai colocar as datas futuras. Veja abaixo.

  • 23/7/2023, dos 28º aos 12º de Leão.
  • 2/3/2025, dos 10º de Áries aos 24º de Peixes.
  • 3/10/2026, dos 8º de Escorpião aos 22º de Libra.
  • 10/5/2028, dos 19º aos 3º de Gêmeos.
  • 16/12/2029, dos 24 º aos 8º de Capricórnio.

É trabalhoso? É! Mas é um exercício de autoconhecimento muito poderoso. E tenho certeza que vai iluminar várias questões que podem não estar claras pra você, ajudando a iniciar este novo ciclo de maneira mais consciente e empoderada.

Bom exercício. : )

*Deixo abaixo um resumo básico dos assuntos sobre os quais falam cada casa.

Casa 1: o eu; identidade; imagem pessoal; a primeira impressão que causamos; como iniciamos as coisas.

Casa 2: o “meu”; nossas posses e tudo que é material; nossos recursos; como lidamos com o dinheiro.

Casa 3: o intelecto; nossa expressão; razão e lógica; como nos comunicamos e aprendemos.

Casa 4: o fundo do céu; nossas raízes e vida privada; ancestrais; passado; vida em família; origem; memórias; senso de pertencimento; como é o nosso lar e nos relacionamos nele.

Casa 5: os prazeres; criação; filhos; nossa criança interior; como nos divertimos e nos entretemos.

Casa 6: a rotina; hábitos; saúde; higiene; ambiente de trabalho; tarefas domésticas; como nos organizamos.

Casa 7: o compartilhar; socialização; parcerias; casamento; como nos relacionamos com os outros.

Casa 8: as transformações; morte e renascimento; regeneração; renovação; como praticamos nosso lado fênix de ressurgir; fala também sobre recursos compartilhados.

Casa 9: a fé; crenças; expansão da consciência; viagens; como ampliamos nossos horizontes.

Casa 10: o meio do céu; vida pública; carreira; posição e influência social; como nos realizamos.

Casa 11: o coletivo; ativismo social; cidadania; revoluções; tecnologia; que tipo de grupo escolhemos para fazer parte e como funcionamos dentro dele.

Casa 12: o inconsciente; medos; karmas; o ventre; misticismo; segredos; ilusões; o que está escondido; como lidamos com as partes desconhecidas de nós mesmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s